Plano GERAL de Aula Aberta de Dança Contemporânea


No início de uma aula aberta faço questão de me apresentar e explicar um pouco do que é que os pais vão ver, dando também algum balanço qualitativo do período. Agradeço sempre a presença deles, que é super importante para o processo de aprendizagem dos alunos.

Quero sempre tentar incluir na Estrutura:

  • Aquecimento: ou improvisação (e aproveito já aqui para matar um dos conteúdos, caso contrário tenho de o incluir mais à frente na estrutura) ou articular
  • Trabalho de chão: swings, slides, enrolamentos, variadas maneiras de viajar pelo chão
  • Condição física: geralmente um exercício muito rápido/bastante divertido (por um lado para não aborrecer os pais com exercícios repetitivos e para dar tempo para outras coisas que acho mais importantes)
  • Trabalho "em cima": técnica de espirais, andar pelo espaço, coordenação pernas e braços...
  • Exercício Flash: Passagem de uma frase de movimento com alguma complexidade técnica, de forma rápida e apenas uma vez. O objectivo é que elas consigam reter o máximo de informação possível num curto período de tempo e sob stress e, ao apresentarem, conseguirem improvisar dentro de tudo aquilo que não foram capazes de reter.
  • Coreografia: tento sempre ter uma frase coreográfica - geralmente sem nenhum objectivo técnico específico, com mais incisão na interpretação e musicalidade.
  • Alongamentos
Quando tenho tempo (geralmente em aulas de hora e meia), faço dois exercícios de improvisação: um comigo no início de aquecimento e outro a meio, para relaxarem. Geralmente a pares se já os tiver iniciado em Contact Improvisation.

Não gosto de fazer trabalho de criatividade. Apesar de ser uma dimensão bastante importante das minhas aulas (principalmente na altura de preparação para o espectáculo de final de ano lectivo), acho muito aborrecido para os pais. É muito tempo de espera. Pelo menos ainda não encontrei uma maneira ágil de mostrar criações deles sem serem previamente preparadas. Mas se tiverem sugestões, sou toda ouvidos!

É mais ou menos por aqui. Dependendo da turma e de há quanto tempo têm aulas comigo, retiro conteúdos. Se nada me estiver a falhar, acho que este é o plano mais completo que dou.
Também gosto, sempre que possível, de incluir os pais no processo de aprendizagem - perguntando-lhes se vêm a diferença entre duas maneiras de fazer o mesmo movimento, ou de qual gostaram mais...enfim, tento fazer com que não sejam mera audiência. Acho que também deixa os miúdos mais à vontade.

No final, gosto sempre de dizer como é que correu a aula aberta, se correspondeu ou não às expectativas e se foi ou não diferente de uma aula habitual e em quê. Agradeço novamente a presença dos pais e dependo da idade dos alunos e da época em que é feita a Aula (por exemplo se for Natal ou Páscoa), costumo dar uma prendinha (ou uns smarties, ou uma estrelinha com uma palavra as descrever naquele período ou uma folhinha com um balanço...enfim, há mil uma coisas para assinar a data e fazê-los sentirem-se importantes).

Espero que tenham conseguido retirar alguma coisa daqui. Se não concordam com este plano ou se têm outras sugestões, por favor, partilhem! Quero muito aprender!

Enjoy...!
LP

Comentários