Plano GERAL de uma Aula Aberta de Dança Criativa

No início de uma aula aberta faço questão de me apresentar e explicar um pouco do que é que os pais vão ver, dando também algum balanço qualitativo do período. Agradeço sempre a presença deles, que é super importante para o processo de aprendizagem dos alunos.

Acho que ainda não encontrei a Estrutura ideal para uma Aula Aberta de Dança Criativa. O compromisso mais justo e com o qual ainda não estou 100% confortável está abaixo, mas ainda não cheguei a uma estrutura que me deixe satisfeita.

A incluir na Estrutura:
  • Aquecimento: ou improvisação (e aproveito já aqui para apresentar um dos conteúdos, caso contrário tenho de o incluir mais à frente na estrutura) e/ou articular.
  • Jogos de coordenação e/ou memória
  • Condição física/flexibilidade: isto é muito discutível. Há quem diga que isto não deve estar presente numa AA e muito menos de DCri. Eu acho importante por uma questão de gestão de tempo e da concentração delas. Se estiverem constantemente a criar e a improvisar, cansam-se muito mais depressa. Por outro lado, precisam desta preparação física para quando fizerem uma apresentação formal do seu trabalho e/ou como formulação do hábito para o futuro quando forem alunas de dança contemporânea ou clássica.
  • Jogos sensoriais e de consciencialização de grupo
  • Exercícios que trabalham as emoções através da improvisação: motivar o diálogo e que se consigam expressão verbalmente para depois transpor isso para as suas improvisações.
  • Coreografia: na mesma coreografia, tento incluir sempre uma parte feita por mim e outra feita por elas (por vezes misturadas). Tomo sempre um instante para explicar isto aos pais: que parte do material é composto pelos filhos.
  • Alongamentos

Problemas gerais:

  1. Uma coisa que gosto de fazer nas minhas AA é de incluir os pais no processo de aprendizagem - perguntando-lhes se vêm a diferença entre duas maneiras de fazer o mesmo movimento, ou de qual gostaram mais...enfim, tento fazer com que não sejam mera audiência, até porque acho que também deixa os miúdos mais à vontade. No entanto, ainda não descobri a melhor maneira de o fazer neste contexto, uma vez que não há certo nem errado e como são mais novinhas ainda são muito sensíveis a potenciais comentários dos pais.
  2. Sinto que é aborrecido para os pais, por mais que tente dar ritmo à aula, principalmente na parte das improvisações, por serem exercícios que demoram tempo a construir, até realmente "sair" alguma coisa.
  3. Acho que não ter encontrado ainda a melhor Estrutura de Aula "habitual", dificulta que eu encontre a Estrutura ideal de uma AA. Porque cada dia é um dia, para mim e para as miúdas, nem sempre os exercícios que preparo resultam, nem sempre estou inspirada... nenhum dia é igual a outro e é isso que torna a Dança Criativa tão estimulante mas ao mesmo tempo tão desafiante.

Neste campo, apesar de já ter feito algumas formações, estou claramente mais "verdinha". Portanto muito disponível para quaisquer sugestões/ideias/concelhos/opiniões que possam ter! Só não magoem muito o meu ego está bem? Sejam fofinhos :)

No final, gosto sempre de dizer como é que correu a aula aberta, se correspondeu ou não às expectativas e se foi ou não diferente de uma aula habitual e em quê. Agradeço novamente a presença dos pais e dependo da idade dos alunos e da época em que é feita a Aula (por exemplo se for Natal ou Páscoa), costumo dar uma prendinha (ou uns smarties, ou uma estrelinha com uma palavra as descrever naquele período ou uma folhinha com um balanço...enfim, há mil uma coisas para assinar a data e fazê-los sentirem-se importantes).

Espero que tenham conseguido retirar alguma coisa daqui. Se não concordam com este plano ou se têm outras sugestões, por favor, partilhem! Quero muito aprender!

Enjoy...!
LP

Comentários